As maiores árvores do mundo. Pág 2. Num declive moderado, cerca de 2.100 metros acima do nível do mar no Parque Nacional das Sequóias, ergue-se uma árvore enorme. O seu tronco é vermelho- ferrugem, engrossado por camadas profundas de casca sulcada e mede oito metros
de diâmetro junto à base…
O regresso dos xamãs. Pág 14. Nergui estava no centro da sala, baloiçando o corpo e entoando um cântico: “Grande céu, por favor, vem até mim.” Tinha os olhos fechados e agarrava um molho de fitas de pano garridas. A voz era áspera e a melodia…
Aves-do-paraíso.Pág 36. Na Nova-guiné, cangurus trepam às árvores e grandes borboletas dardejam através da floresta tropical, onde mamíferos ovíparos deslizam no meio da lama. Há rãs e os rios correm carregados de peixes arco-íris…
Vikings na América.Pág 56. Patricia Sutherland apercebeu-se de imediato que havia algo estranho naqueles fios ásperos. Os fios de cordame provinham de um povoado abandonado na extremidade setentrional da ilha de Baffin, no Canadá, muito acima do círculo polar árctico e a norte da baía de Hudson…
Folhas, prodígios da botânica. Pág 70. Todos nós já guardámos folhas, viajámos para ver as suas cores ou procurámos a sua sombra. Como são omnipresentes, consideramo-las um bem adquirido. Diariamente, elas desenvolvem a sua única missão: transformar a luz em vida…
Metano. Pág 80. Os últimos raios de sol são filtrados pelos espruces que bordejam o lago
Goldstream, junto à cidade de Fairbanks, no Alasca. No meio do lago, Katey Walter
Anthony fita o gelo negro debaixo dos pés e as bolhas brancas retidas no interior. Grandes e pequenas, camada sobre camada, elas espalham-se em todas as direcções…
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário